BOLA MESMO REDONDA

NO FUTEBOL TODAS AS VERDADES SÃO DISCUTÍVEIS...ATÉ PORQUE A BOLA NEM SEMPRE FOI MESMO REDONDA...



UMA QUESTÃO CENTRAL...


Nos jogos de rua, os menos habilidosos são encaminhados para a baliza. Os que se encontram no patamar seguinte ficam na defesa. Na frente ficam os mais habilidosos.

Este raciocínio, foi durante muito tempo aplicado no futebol, inclusive nas equipas sénior  de top, em que o defesa central era, por norma, bem constituído, pouco dotado tecnicamente, forte no jogo aéreo, duro nos duelos com os adversários e com a bola, tendo a missão de destruir, impossibilitar o jogo adversário. Alguns mais evoluídos conseguiam recuperar a posse de bola.
 
No atual panorama futebolístico, não existe equipa de top, que não possua uma dupla de centrais do mesmo nível. Na última jornada da Champions, umas das melhores duplas da atualidade ( Hummels/Subotic - Dormund), brilhou ao mais alto nível frente ao Real Madrid e mostrou a preponderância dos centrais no jogo de uma equipa vai para além da acção defensiva.
 
É também na Alemanha, mais concretamente no Schalke 04, que se encontra uma das duplas mais promissoras do futebol europeu, constituída por um Grego (Papadopoulos: 20 anos; 1,83 m; 85 kg)  e um Germano-Camaronês ( Matip: 21 anos; 1,93 m; 89 kg). Ambos bem constituídos, são igualmente rápidos de pernas, possuem um bom jogo posicional e fecham bem os espaços.
 
 
 
Papadopoulos
 
Papadopoulos, mais forte no 1x1, é ágil no desarme e apesar de mais baixo está à vontade no jogo aéreo. Matip, com formação no meio campo, é mais forte na interceção do que no desarme….ambos garantem a  eficiência defensiva, complementando-se.

 
Matip
 
Ao nível da construção, o grego é seguro no passe a curta distância, assumindo o seu colega maior protagonismo no processo de construção. Na saída de bola para o ataque, Matip transporta-a em condução e/ou através do passe nas diferentes distâncias com igual eficiência, provocando desequilíbrios no adversário logo na primeira linha de pressão e libertando colegas das marcações dos adversários, assegurando ambos segurança para a sua baliza também nesse momento do jogo.

Com eles a bola fica mais redonda, até mesmo quando não a têm.... 

Sem comentários: